O Odiado

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Simulação da Realidade

Na semana passada olhei para uns miúdos a jogar Fifa 08 numa PS3 que estava em exposição numa loja de videojogos, e pensei "estes putos não devem ter mais nada que fazer da vida para estar a jogar Fifa 08 numa PS3", virei a cabeça e reparei que ao lado deles estava uma Xbox360 a correr Halo 3, disse a um miúdo isto: "Olha la man tas ai a jogar Fifa 08 quando ao teu lado esta o Halo 3, já pensas-te em trocar de consola e experimentar um jogo como deve de ser", o miúdo vira-se para mim e diz: "Ah isso da Xbox não tem gráficos e os jogos são todos para putos", e eu com a maior das calmas viro-me para ele e digo: "Com essa idade e já tens essa filosofia, as de morrer virgem".

A industria de hoje tem uma ampla oferta de títulos, desde simuladores de futebol a historias épicas videojogaveis, pode-se encontrar um pouco de tudo para todos os gostos, mas o que acontece quando aquilo que estamos a jogar é algo que se pode obter com uma simples saída a rua?

A geração de hoje em dia vive rodeada de tecnologia, qualquer miúdo se quiser jogar um jogo de futebol pegam num Fifa ou num PES e ligam a consola, quando podiam chamar os amigos e ir para a rua jogar o que é muita mais construtivo e saudável do ficar a frente do ecran agarrado ao comando, qualquer jovem pode pegar no Guitar Hero e tocar umas musicas, mas não seria muito melhor se fosse aprender guitarra ?

A verdade é que sim, os jogos que simulam situações que se podem obter com relativa facilidade são tudo menos benéficos, numa analogia um pouco perversa os jogos que simulam a realidade são como o acto de esgalhar, é melhor a dois do que sozinho.

561917385_649aa4b190.jpg
"Aqui esta o prototipo do homem do futuro"

Os seres humanos, especialmente na terna idade tem um cérebro semelhante a uma esponja, isto quer dizer que absorver qualquer tipo de experiência ou ensinamento, e se eles estiverem habituados ao acto de simular um exercício físico sem ter a necessidade de se cansar, então as crianças já não vou ter tanto gosto pelo desporto devido ao facto de se cansarem.


Há alguns meses atrás um treinador de futebol de juniors disse que a o facto de haver falta de bons jogadores é culpa dos videojogos, agora eu digo Sr.treinador porque raio é que um puto á de sair a rua para se cansar quando o que pode obter esta apenas a uns cliks de distancia?

O facto de eu puder jogar uma coisa que esta ao meu alcance na realidade retira um pouco da experiência do jogo, no entanto é interessante ver os jovens de hoje em dia mais interessados nos remates de Fifa ou nas musicas vertiginosas de Guitar Hero enquanto desprezam as historias épicas de Halo, espero que algum dia o cidadão comum possa abrir os olhos e ver que esta industria a muita deixou de ser uma brincadeira de crianças.

4 Comentários:

  • São miúdos como tu referiste, jogam o que querem e têm a mentalidade que querem? Achas que eles vão ter informação para saber o que é bom ou mau? Rotfl, I mean... o que fizeste simplesmente foi uma tristeza, já no Você na TV quiseste falar mais do que sabes... se são crianças como queres que saibam o que é bom? Simplesmente ouvem os outros, so, ps = epic win. Ao menos dizias para experimentarem não "hás-de morrer virgem" LOL.

    Por Anonymous Anónimo, Às 2 de setembro de 2008 às 03:00  

  • E tu es um grande homen, é fácil ser critico de sofá mas tu não sabes como é aquilo na realidade, eu estava nervoso e não consegui expressar-me bem. Now srsly get e life ser critico de sofa é facil, queria ver se fosses tu lá :D

    Por Blogger Issac, Às 4 de setembro de 2008 às 05:14  

  • HM, não é suficiente dizer que são crianças e não vale a pena discutires o gosto delas?

    Por Anonymous Anónimo, Às 5 de setembro de 2008 às 06:09  

  • Tudo vale a pena quando o alma não é pequena, mas aqueles que sabem criticar têm sempre uma palavra a dar.

    Por Blogger Issac, Às 6 de setembro de 2008 às 15:52  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial