O Odiado

sábado, 9 de agosto de 2008

[Antevisão] Mirror´s Edge

Ultimamente, a EA não se anda a dedicar a lançar jogos que primam pela sua qualidade e mestria, mas sim licenças sobre exploradas e nada inovadoras. Talvez isso esteja prestes a mudar, melhor, creio que vai mudar e tudo graças a Mirror's Edge, um jogo que promete imergir-nos com a personagem como nunca antes visto, um jogo que promete mudar a maneira como olhamos para os FPS.

Os first person shotters (FPS) são um daqueles géneros que são mais do que sobre-explorados. Dezenas de novos títulos saem todos meses e para triunfar nesta área é preciso uma coisa, inovação e este género grita desesperadamente por inovação. E isso é o que Mirror's Edge promete entregar, a EA quer explorar uma veia pouco usada dos first person shotters e dos first person adventure que quando bem aplicadas, conseguem gerar resultados brilhantes como The Elder Scrolls IV: Oblivion e a trilogia Metroid Prime.

Em Mirror's Edge encaramos Faith, uma jovem runner que leva mensagens para todo o lado da cidade. O seu "trabalho" vai contra as leis de um governo tirano que consegue paz à custa da liberdade dos seus cidadãos e enquanto salta de prédio em prédio, Faith procura a sua irmã que desapareceu ao ser presa por um crime que não cometeu. A premissa do jogo parece interessante e atractiva, uma dualidade entre uma questão pessoal e uma questão governamental que quase de certeza que se vai fundir numa única storyline, basta esperar para ver se esta excelente promessa não fica vazia e nos faz deixar o jogo a meio.

Um olhar... basta um olhar para o mundo de Mirror's Edge e reparamos que é estéril e branco. Talvez seja o resultado das práticas de um governo tirano ou de uma catástrofe avassaladora que encheu a terra de máquinas mas acima de tudo é um mundo diferente, um mundo que não estamos habituados a ver. Não são as paisagens futurísticas de Halo ou os cenários medievais de The Legend of Zelda, é um mundo diferente com um estilo muito próprio.

mirror1.jpg

Este é um mundo estéril e branco, onde até a próprias plantas parecem ser artificiais.

A jogabilidade em Mirror's Edge promete ser diferente e imersiva, pois neste jogo tudo passa na primeira pessoa, desde os saltos até aos combates. A EA promete-nos meter na pele de Faith; sentir o que ela sente, ver o que ela vê, pensar como ela pensa... não jogar como a personagem que está no ecrã mas sim, ser a personagem que está no ecrã. Talvez sejam promessas vazias com o intuito de criar hype mas se o conseguirem fazer, terão feito aquilo que poucos conseguiram, ser a personagem no ecrã e não jogar com o personagem no ecrã. É difícil mas quando é conseguido, a experiencial de jogo é incrível.

Resumindo, Mirror's Edge promete ser uma experiência refrescante num género que grita desesperadamente por inovação. Talvez seja este o jogo que nos vai fazer acreditar que ainda pode haver algo de novo nos FPSs mas enquanto o jogo não estiver na nossa mão, mais palavras não devem ser proferidas pois muitos podem prometer mas poucos podem cumprir.

2 Comentários:

  • Olá a quem escreve este blog ...

    Acho que este jogo será ruim pois não há como entrarmos em um jogo sem luvas e oculos que nos deem a sensação de que estamos vivenciando o jogo ... então provavelmente serão só promessas ...

    Outra coisa, da uma olhada na sua descrição que ta faltando um S em algum lugar

    Abraçi

    Por Blogger BlackSete, Às 30 de novembro de 2008 às 20:06  

  • OPA era Abraço

    Por Blogger BlackSete, Às 30 de novembro de 2008 às 20:06  

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