O Odiado

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Retrocesso Videojogavel

Durante muito tempo os videojogos foram considerados uma actividade para "nerds" e "geeks", a Sony trouxe a Playstation e a imagem da industria dos videojogos mudou, mas agora a Nintendo trouxe a Wii e a imagem de uma industria adulta esta a cair outra vez.

Antes de começar este texto, peço bom senso aos leitores, possuo uma Wii, DS e PSP, e com este texto não pretendo degenerir ou insultar os possuidores das consolas que vou referir, pretendo apenas dar uma opinião honesta sobre o que a Wii está a fazer ao mercado.

Todos vimos a Wii, todos vimos o seu potencial, todos vimos títulos com Metroid Prime 3, Super Mario Galaxy e The Legend of Zelda: Twilight Princess, agora estamos a ver como a Wii infantiliza e de uma certa maneira destrói o mercado "hardcore" da Nintendo.

Ok... chegamos a um ponto onde já não se pode suportar o casual, todos os meses vemos dezenas de títulos casuais a sair para a Wii, mas o pior de tudo é que ao contrário do Wii Sports e do Wii Fit estes títulos são verdadeiramente lastimáveis. A Nintendo prometeu mais apoio aos jogadores "hardcore" mas infelizmente manter um constante rio de títulos decentes é dificil para a produtora japonesa, e infelizmente, cada vez mais vemos um desprezo das third-parties em relação a Wii.

"Casual Gaming é como pastilha elastica,
cinco minutos depois já perdeu o sabor"

Para este caso em concreto vou trazer um nome que já deve ser conhecido por todos, EA, uma das maiores impressas de videojogos esta a encher a Wii de casualidades, com o simples intuito de fazer alguns easy-bucks. O que está errado nisto? Simples, cada vez que vamos a uma loja de videojogos e olhamos para a prateleira onde estão expostos os jogos da Wii vemos: jogo bom; jogos casual; jogo casual; jogo casual; jogo bom. Isto não pode ser, a Nintendo está a abrir os videojogos para todos, o que podia ser uma coisa boa mas como estamos a ver esta a ser uma coisa péssima, em vez de transmitir a imagem de uma empresa adulta a Wii e especialmente as third-parties estão a transmitir a imagem de uma empresa infantil que precisa de jogos como pastilhas elásticas, jogos que depois de cinco-minutos perdem o sabor.

Tentamos criar uma industria elitista e culta, tentamos e quase conseguimos mas a third-parties e os seus casual-games estão a destruir o castelo de areia que demoramos mais de 15 anos a construir.

Chegamos a um ponto onde os jogadores da Nintendo já não podem mais, onde estão os títulos como No More Heroes que existem nas concorrentes em grande número e não Wii nem vê-los? Onde é que esta o apoio de qualidade que as third-parties prometeram?

Será que algum dia as third-parties vão deixar de lançar pastilhas elásticas para a Wii e vão abrir os olhos a uma incrível e imersiva consola de videojogos?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial