O Odiado

sábado, 22 de março de 2008

Super Mario 64 o meu olhar sobre o jogo

Super Mario 64 pode ser definido por muitas palavras mas a que se melhor enquadra é esta: perfeição. Shigero Miyamoto surpreendeu novamente o mundo com Super Mario 64 um jogo que é tão épico que definiu a estética e a criação dos universos 3D e que ficara guardado na memoria de todos os que o jogaram.


Se Super Mario 64 pode ser definido pela palavra perfeição ele também pode ser definido por outra palavra: diversão, durante todo o jogo não há um momento onde não falte a diversão desde saltar de plataforma em plataforma até perseguir os coelhinhos amarelos (que misteriosamente aparecem dentro e fora do castelo) este jogo é divertido, e a diversão foi a principal razão da criação deste jogo, Shigero queria que fosse divertido controlar Mario, tinha de ser divertido controlar Mario mesmo antes dele ser criado.


Super Mario 64 transmite um ténue sentimento de solidão, no castelo apenas existem alguns toads e isso ajuda a criar um certo sentimento de solidão, também transmite um ténue sentimento de medo quando subimos as escadas para o boss final e não temos suficientes estrelas, por muito mais que subamos aparecem sempre mais escadas a nossa frente e se olharmos para trás depois de uma subida de 5 minutos e repararmos que estamos no mesmo lugar sentimos um arrepio a subir-nos pela espinha acima, mas todas esta emoções negativas são apagadas pela magia e pela alegria que Shigero Miyamoto conseguiu transmitir neste jogo, desde as paisagens irreais de Stone Fortress a harmonia da Captain bay Super mario 64 deixa de ser um jogo e passa a ser uma obra de arte.

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